Category Archives: SQLite

Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas.

Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas.

“Riachinho de Dados”

Uma simples introdução para contextualizar o nosso mergulho à fundo no SQLite.

O SQLite é um banco de dados enxuto, uma espécie de mini-base de dados projetado para ser simples de administrar, implementar e manter os principais recursos que SGBDs mais voltados para aplicações complexas normalmente implementam.

Em resumo, ele é uma biblioteca desenvolvida em C que implementa um banco de dados SQL embutido, enfatizando características como desempenho, disponibilidade de memória e praticidade de uso.

Trabalhando de forma diferente dos populares DBMS, ele não é um programa independente e não possui um servidor. Ele atua apenas como uma biblioteca pequena que outras aplicações podem utilizar. Ou seja, os programas que utilizam esta biblioteca podem ter acesso a banco de dados SQL sem executar um processo SGBD separado.

O SQLite está sob domínio público, isso significa que, podemos copiar, modificar, publicar, vender ou distribuir o código original dele para propósitos comerciais e não comerciais, sem nenhuma restrição.

Open-source, foi adotado pela Apple e pelo Google em suas plataformas para dispositivos móveis estando disponível tanto para Android e iOS.

Pequeno, rápido e portável, sendo constituído de um único arquivo o que torna o seu gerenciamento simples em um ambiente para dispositivos móveis.

Onde ela pode nos ajudar?

  • Muito frequente em cenários de Simplicidade
  • Suporte nativo no Android.

Indicado para APPs simples (Mobiles), em especial APPs que não precisam rodar on-line onde os dados são armazenados em um arquivo local e a base de dados age sem conexão à internet.

Ele provê suporte a transações ACID. O que significa que uma transação no SQLite irá ocorrer completamente ou não.

Muito utilizado para o aprendizado de banco de dados e aplicações em Desktop.

Indicado para aplicações que não requerem um banco de dados relacional de porte.

Considere a sua utilização quando o cenário for favorável e lembre-se sempre das limitações.

Dependências Mínimas

  • Open Source, ele é Free.
  • Não possui dependências externas.
  • É MultiPlataforma.
  • O seu tamanho pode ser no máximo de 300 KB.

Faça o download e vai à luta.

No próximo artigo, farei um “Roadmap” dos assuntos que iremos abordar, como por exemplo as suas principais ferramentas de gerenciamento.