Category Archives: XML

XML – Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas.

icon_xml

Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas.

Formato Universal

A XML é um padrão definido pelo Word Wide Web Consortium (W3C) para troca de documentos na Web. Ou seja, ela é um padrão para a disseminação de dados entre diferentes aplicações sobre redes locais e a Internet.

Ela padrão utiliza tags definidas pelo usuário para formatar documentos, criando assim um “protocolo” para validação, interpretação e troca de informações entre organizações.

O objetivo principal de uma markup é fornecer uma descrição detalhada de como o documento deve ser estruturado independente de qual o processador possa estar processando os dados. Ou seja, as marcações determinam a estrutura de um documento.

Onde ela pode nos ajudar?

A cada dia surgem milhões de aplicações baseadas em XML. A interoperabilidade do software e hardware conseguida através da sua utilização, tem feito com que ela se destaque. Ela está sendo utilizada amplamente em vários serviços de interconexão na área de sistemas, como por exemplo:

  • O sistema de pagamentos Brasileiros (SBP) – trata um montante de 500 mil mensagens XML que transferem valores da ordem de 300 milhões/dia;
  • A Integração de todos os bancos no Brasil;
  • Web Services;
  • GMail; etc. (Tudo usando XML…)

Creio que atualmente não exista um software decente que se preze que não entenda XML. Quanto maior a necessidade de troca de informação entre empresas e de interligações com empresas mais vantajoso o XML se torna.

Dependências Mínimas