Category Archives: Linq

Linq – É Excitante!

A Saga

O que nós ganhamos!

Integrando a linguagem com diversas origens de dados 

O LINQ (Language-Integrated Query – Linguagem Integrada de Consulta) é um conjunto de recursos que permite a realização de consultas diretamente em bases de dados, documentos XML, Estruturas de dados, Coleções de Objetos, etc. usando uma sintaxe parecida com a SQL.

Introduzido no .NETFW 3.5 (VS 2008) ela estende as capacidades de consulta SQL para as linguagens. Aplicando Patterns para consulta/atualização de dados. 

A arquitetura LINQ

O LINQ atua como uma “PONTE” entre o “MUNDO DOS OBJETOS” e o “MUNDO DOS DADOS”. O objetivo do LINQ é possibilitar consultas como um recurso de primeira classe nas linguagens da .NET e outras.

arquitetura_linq

A arquitetura do Linq pode suportar qualquer tipo de armazenamento de dados.

Na arquitetura também podemos visualizar as formas nas quais poderemos utilizar o LINQ.

  • LINQ to Objects
  • LINQ to DataSet
  • LINQ to SQL
  • LINQ to Entities
  • LINQ to XML

Visual Studio é Maior Produtividade 

Escreva código de acesso a dados diretamente no C#(3.0) , VB.net(9.0) ou outras linguagens

Verificação de sintaxe e de esquema em tempo de compilação

Suporte a ferramentas para criar consultas (Intelissense)

Não espere executar para saber se a consulta está correta, verificação em tempo de compilação. 

Aplicabilidade

O LINQ é aplicável a qualquer coleção que implemente a interface IEnumerable<T>, desta forma qualquer Collection e Array pode ser consultada usando LINQ.

Em resumo, qualquer classe que implementa a IEnumerable<T> pode ser consultada via LINQ.

Linq, Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas

 

Conceito Simplificado, Aplicabilidade e Dependências Mínimas

O recurso para mapeamento O/R

A LINQ é um componente do .NET que adiciona funcionalidades de consulta em algumas linguagens do .NET. Ele corresponde a uma sintaxe unificada, inicialmente incorporada ao C# e ao Vb.net, para consultas em fontes de dados variadas.

O grande apelo do LINQ é que ela foi criada com o objetivo de simplificar consultas a informações na memória em coleções como listas e arrays, bem como informações armazenadas em base de dados , documentos XML, arquivos e outras fontes de dados.

Ela facilita enormemente a consulta e manipulação de informação a nível de classes, objetos e de banco.

Ela realiza uma mapeamento objeto Relacional de forma que o acesso a dados é feito através do framework LINQ e as instruções SQL(No caso do LINQ To SQL) são geradas implicitamente.

Onde ela pode nos ajudar?

A LINQ é elegível para trabalhar com diferentes fontes de dados como Coleções de memória, Banco relacionais, Datasets, Documentos XML e outras fontes de dados.

Usando o LINQ não precisamos conhecer SQL, XML, XPath, Ado.NET para acessar/atualizar dados, pois após referenciar as classes LINQ e efetuar o mapeamento, basta usar os recursos do framework LINQ para realizar as tarefas comuns conhecidas como CRUD.