TypeScript – É Excitante!

A Saga

O que nós ganhamos!

O que é?

O JS todos nós conhecemos, ele nos permite escrever webapp JS do lado frontend ou do lado backend (Node.js).

O TypeScript (TS) foi projetado para ser um super conjunto de JS que compila para JS simples.

Ela nos possibilita escrever códigos JS Orientado à Objetos. Fornecendo classes, interfaces e tipagem estática opcional.

Criado por Anders Heijsnberg, o pai do C#, e mantida pela Microsoft. Introduzido como linguagem no Visual Studio 2013 Update 2.

Qualquer browser. Qualquer host. Qualquer SO

Run AnyWhere!

Como ele é um super conjunto do JS, qualquer programa JS existente também é um programa TS válido. E como o browser só enxerga JS, então o TS será transpilado e aceito pelo browser.

Unit Tests

Unidades menores, que iremos juntar!

O teste unitário pode ser extremamente útil no desenvolvimento front-end.

Padronização

Utiliza as boas práticas do JS!

Devido à evolução da Web como plataforma de webapps, o desenvolvimento front-end vem aplicando alguns padrões e boas práticas.

Os principais benefícios está no fato de que mesmo páginas simples não são triviais: elas são compostas de camadas distintas de marcação, apresentação e interatividade, normalmente tendo HTML, CSS e JS como responsáveis.

Angular 2 usa TS

Cara, até o Google utiliza o TS!

O Angular2 (Google) utiliza MUITO, inclusive recomenda o seu uso.

Organização

Organize o seu JS, tudo OO!

Utilize toda a flexibilidade que a OO permite nos projetos. Crie módulos e deixe os projetos mais organizados.

O TS é útil e mais organizado, tudo em OO semelhante ao C# (Classes, Interfaces, Tipos, Construtor, Métodos, Parâmetros, Returns, etc).

Produtividade

A IDE nos ajuda detectando os erros na codificação!

Uma vantagem é permitir que as IDEs proporcionem um ambiente mais rico para detectar erros comuns e corrigi-los enquanto programamos via Intellisense.

O TS busca por erros durante a compilação e consegue gerar JS para diferentes versões do EcmaScript, sem a necessidade de nos preocupar com isso, coisa que só o jshint/jslint faz.

Isso significa que, em um projeto que utiliza muito JS, aplicar o TS aumenta a produtividade e pode resultar em um produto mais robusto.

Editores

Por ser interpretado e não compilado, utilize qualquer editor para programar, bloco de notas, editores  como o Visual Studio Code, Atom, WebStorm, Sublime, NotePad++, TextPad ou Editor de JS do VS  2013 ou 2015. Utilize o compilador TSC e seja feliz.

Uma opção legal é o editor Playground, ele consegue checar erros de sintaxe e compilação do código para JS.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *